Estudo norueguês recentemente publicado na revista Plos, mostra que que pessoas que adotam hábitos alimentares saudáveis, podem acrescentar até 13 anos à sua expectativa de vida.
A estratégia da pesquisa foi a de criar um modelo que caracterizasse o que aconteceria se homens e mulheres substituíssem uma dieta típica ocidental, rica em gorduras, frituras, alimentos processados e carnes, por uma alimentação saudável com menor ingestão dos alimentos já citados e, acréscimo de alimentos integrais, legumes, frutas e vegetais de uma forma geral. Para uma mulher que passasse a comer de forma ideal por volta dos 20 anos, foi estimado um acréscimo de cerca de 10 anos na sua expectativa de vida, já para os homens, esse acréscimo foi de 13 anos.
O estudo acrescenta ainda que uma dieta mais saudável pode prolongar a vida dos adultos mais velhos. A partir dos 60 anos, uma mulher pode aumentar sua expectativa de vida em oito anos; homens que iniciam uma dieta mais saudável aos 60 anos podem adicionar quase nove anos às suas vidas.
Um estilo de alimentação baseado em vegetais pode beneficiar até mesmo pessoas de 80 anos, segundo o estudo: homens e mulheres podem ganhar cerca de 3,5 anos de vida extra com mudanças na dieta.
Fonte- Revista Plos
Enviar Comentário