Uma esponja emocional é uma pessoa que tem facilidade em entender as emoções alheias, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo, se você e capaz de perceber facilmente quando uma pessoa esta chateada, irritada, alegre ou com medo, você tem sinais de ser uma personalidade esponja.
Há pessoas que são altamente sensíveis por natureza, e outras que, em determinadas circunstâncias, se tornam extremamente perceptivas e vulneráveis. Nos dois casos, há um efeito que as leva a se comportar como “esponjas emocionais”, isto é, como agentes que absorvem facilmente as emoções do ambiente.
Embora esse estado das “esponjas emocionais” lhes dê uma certa vantagem sobre as outras pessoas, dada a sua alta capacidade de percepção, também é um fator que as leva a ficar emocionalmente sobrecarregadas. Portanto, não é incomum que acabem sendo vítimas de extrema tensão e estresse constantes.
As pessoas “esponjas emocionais” acabam sobrecarregadas com muita facilidade. O que é uma virtude facilmente se torna um fardo.
As pessoas “esponjas emocionais”
As principais características dessas pessoas são as seguintes:
• São muito intuitivas. Não precisam que ninguém lhes diga como se sentem para perceberem se estão certas ou erradas. Elas captam tudo com facilidade
• As pessoas têm empatia em excesso. Não apenas são capazes de se colocar no lugar do outro, mas fazem isso de maneira intensa, em outras palavras, chegam a sentir as emoções dos outros como se fossem suas.
• Elas se sentem responsáveis pelo bem-estar das pessoas. Acreditam que devem ajudar os outros quando eles se sentem mal. Ficam aborrecidas consigo mesmas se não o fazem.
• Buscam soluções para os problemas alheios. A sua empatia excessiva e a apropriação da dor do outro, as levam a investir boa parte de seu tempo refletindo sobre como resolver problemas dos que a cercam.
• Elas são dominadas pelas emoções dos outros. Para as pessoas “esponjas emocionais”, é muito difícil não se envolver quando conhecem o sofrimento de outra pessoa. Literalmente, assumem essas emoções negativas como se fossem suas.
• Atraem pessoas tóxicas. Estão sempre cercadas por pessoas cheias de problemas ou que buscam explorar o outro emocionalmente.
• Priorizam os outros. Essas pessoas agem como se houvesse um mandato que as levasse a menosprezar o seu próprio bem-estar em função do bem-estar dos demais.
Um peso muito alto
As pessoas “esponjas emocionais” acabam se prejudicando pela sua sensibilidade excessiva, empatia e solidariedade. Na maioria das vezes, desde muito crianças, elas se acostumaram a carregar os problemas dos outros, até dos seus próprios pais. Elas entendem e ajudam simplesmente porque têm a facilidade e a vontade de fazê-lo. O problema é que, sem perceber, essas pessoas tão sensíveis acabam se esquecendo de si mesmas.
Dicas de como você minimizar essa característica e seus efeitos:
1- Começar uma mudança, você deve se afastar de pessoas negativas. Nós sabemos que existem pessoas que conscientes ou não acabam estragando nosso dia com seu mal humor, irritação e chatice constante, e estas pessoas te afetam muito e por isso fica difícil você relevar o que elas falam e até tentar animá-las. Estas pessoas não podem fazer parte do seu cotidiano, se for algum familiar ou amigo próximo, diga o que você sente quando ela(e) fala coisas negativas perto de você e que por isso você precisa de espaço.
2-Afaste-se de pessoas com problemas demais, poxa, todos nós temos problemas e alguns mais que outros. Dificilmente você vai conseguir ajudar a todos e isso tem te afetado muito, para estas pessoas que sempre estão com um problema novo e te faz de ouvinte, peça um tempo e se afaste.
3-Não se sobrecarregue mais do que o necessário só para ajudar alguém, você tem sua rotina e suas responsabilidades e se pode ajudar, que bom, mas se não der não se culpe por isso. Algumas pessoas se aproveitam da sua gentileza só pra ter mais tempo pra tomar café enquanto você faz suas tarefas, não permita que abusem da sua proatividade.
4-Procure diversificar as coisas que você assiste, lê e ouve. Se você sabe que notícias, livros, filmes e etc., que contenham tragédia ou drama te afetam muito, então é hora de procurar alguma comédia. A tristeza fica mais tempo em você que a alegria, por isso consuma mais coisas alegres e animadas.
5-É complicado você se afastar de algumas pessoas, mas deve se lembrar que você tem que cuidar da sua saúde mental, para poder aproveitar melhor a vida.
E finalmente, se com tudo isso você não conseguir sozinho, não se esqueça de procurar a ajuda de um profissional.