Uma das substâncias mais populares e consumidas no mercado da beleza é também a proteína mais abundante no corpo humano, o colágeno, tem papel fundamental na saúde e na beleza: além de preservar a pele sem rugas, mantém a boa mobilidade de ossos, músculos e tendões, além de ser o responsável por deixar cabelos brilhantes e unhas fortes. – Será que é verdade tudo isso?
Exatamente isso: o colágeno ainda é uma grande interrogação na medicina e também no mercado. É possível encontrar versões em pó, cápsula, cosméticos formulados com a proteína, injetáveis que bioestimulam a produção da proteína. Por isso vamos abordar aqui os mitos que sondam este tema e acabam deixando a pessoa em dúvida se vale a pena utilizar ou não.
Para entender as eficácias e diferenças entre cada um deles e qual a versão pode ser ideal para cada necessidade, vamos falar de todos os mitos e verdades sobre o colágeno quando o assunto é cuidado com a pele. Além disso vamos abordar como procedimentos estéticos injetáveis que bioestimulam a produção do colágeno, podem ajudar na busca da pele rejuvenescida e revigorada.
O ponto de partida para definir qual é o suplemento de colágeno ideal para você e suas necessidades é saber o motivo pelo qual você está buscando a suplementação.
Existem diferentes suplementos de colágeno, mas se limitam a 3 principais benefícios esperados:
COMO E POR QUE DEVEMOS TOMAR COLÁGENO?
Todas as células do nosso corpo, tem um período de vida limitado, e algumas são repostas por novas enquanto outras vão diminuindo com o passar dos anos sem reposição do nosso corpo.
Isso acontece a todo instante dentro no nosso corpo, e é fundamental que se tenha uma boa quantidade de proteína disponível para que esse processo ocorra naturalmente, sem riscos de acontecer em maior escala.
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nós, e é o principal nutriente responsável pela formação e sustentação dos tecidos. Mas com o processo natural de envelhecimento que passamos, o ritmo com que produzimos colágeno diminui.
A longo prazo, essa diminuição na produção do colágeno se reflete na perda da firmeza dos tecidos, deixando a pele com uma aparência envelhecida, nas dores articulares e também na perda de massa magra.
Estudos mostram que a suplementação com colágeno melhora a produção em até 65 %, atrasando o processo fisiológico do envelhecimento. Essa é a principal razão pela qual muitos profissionais da saúde têm indicado o uso destes suplementos
Não há contraindicação para o consumo portanto, é importante conhecer sobre o produto para exigir um suplemento de qualidade na hora de comprar.
TOMAR COLÁGENO EM PÓ OU EM CÁPSULA FUNCIONA?
Depende. Na verdade, essa é uma pergunta cuja resposta é um pouco complexa. Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que colágeno é uma proteína, uma macromolécula, ou seja, uma molécula grande que não é absorvida na sua forma original, precisa ser quebrada, hidrolisada em pedacinhos menores para que a absorção no nosso intestino aconteça. Então, ingerir a molécula de colágeno propriamente tem pouca eficácia.
Já o colágeno hidrolisado e os peptídeos de colágeno, esses sim, são absorvidos quando ingeridos, mas apenas tomá-los não garante que seguirão o caminho direto para construção de um novo colágeno na pele. Para que isso aconteça, também é necessário que haja uma combinação do consumo adequado de determinados micronutrientes como vitamina C, cobre, selênio, zinco, ferro entre outros. Ou seja, peptídeos de colágeno ou colágeno hidrolisado, em doses adequadas, dentro de um programa de tratamento e com recomendação médica, podem sim melhorar a textura, a flacidez, a hidratação e as rugas finas da pele.
EXISTE DIFERENÇA ENTRE CONSUMIR COLAGENO EM CÁPSULAS OU EM PÓ?
Sim. A questão é que o colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno na versão em pó podem ser facilmente consumidos na dosagem média indicada, que é de 5 gramas diariamente, segundo estudos científicos. Já em relação às cápsulas, a grande complexidade está na dosagem, pois para atingir a quantidade de consumo indicada, é preciso inúmeras cápsulas. Então, ao tomar 1, 2, 3 ou 4 suplementos por dia, a pessoa não vai conseguir atingir a dosagem mínima necessária para obter resultados.
QUAIS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO FUNCIONAM?
O colágeno é extraído, normalmente, de suínos ou animais bovinos. Após essa extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”, após passar por esse processo já pode ser consumido, sendo um “colágeno hidrolisado”.
Esse tipo de colágeno, o colágeno hidrolisado é vendido como um suplemento fonte de proteína, mas não é o colágeno específico para a pele.
Para ser um colágeno específico para a pele, é necessário que ele passe por mais um processo químico que vai deixar esse colágeno com uma estrutura muito semelhante do colágeno encontrado na nossa pele, além de ficar com o menor tamanho possível, o menor tamanho possível o é conhecido como “peptídeo”.
O colágeno específico para a pele é conhecido como um “peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado tipo 1”, e é um outro suplemento, diferente do colágeno hidrolisado.
Esse nome, “peptídeo bioativo”, significa que graças ao tamanho da estrutura desse colágeno ser a menor possível, um peptídeo, ele consegue estimular a nossa própria produção do colágeno na pele, diferente de um suplemento de colágeno hidrolisado, que não tem essa função. Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo, nesse caso, na beleza e saúde da pele.
Ou seja: existem duas categorias de suplementos de colágeno: o hidrolisado e os de peptídeos bioativos.
É VERDADE QUE OS COSMÉTICOS QUE SÃO FORMULADOS COM COLÁGENO TÊM GRANDE EFICÁCIA PARA ESTIMULAR ESSA PRODUÇÃO?
Não é verdade. Por ser uma macromolécula, ela não tem absorção necessária para a pele diluir a proteína, ou seja, qualquer creme tópico que contenha colágeno não vai entregar resultados.
PROCEDIMENTO ESTÉTICO É EFICAZ PARA MANTER A PRODUÇÃO DE COLÁGENO DA PELE?
Com certeza. Atualmente a medicina oferece diversos procedimentos bastante eficazes para o estímulo de produção de colágeno. Nestes casos a melhor indicação é procurar um cirurgião plástico ou Dermatologista estético para melhores informações.
O CORPO PARA DE PRODUZIR COLAGENO APÓS OS 30 ANOS?
Não. Nosso corpo produz essa proteína por toda a vida, o problema é que nem sempre da mesma forma e na mesma quantidade. Com o passar do tempo produzimos cada vez menos colágeno e o degradamos cada vez mais. A diminuição da produção de colágeno começa cedo por volta dos 30 anos
O CORPO NÃO ABSORVE O COLÁGENO DOS ALIMENTOS?
Não é verdade. Nosso corpo é capaz de absorver qualquer tipo de colágeno. No entanto, em alimentos como gelatina e mocotó por exemplo, a substância é encontrada em sua forma natural o que pode dificultar a absorção.
O COLÁGENO AJUDA NA DIETA?
Verdade. O colágeno não contém carboidrato e gordura, o que pode ajudar no emagrecimento, mas sabemos que não se deve deixar de seguir uma alimentação saudável e também praticar atividades físicas com frequência.
O COLÁGENO AUXILIA NO FORTALECIMENTO DE UNHAS E CABELOS?
Verdade. O aumento dos níveis da proteína no organismo apresenta relação direta com unhas e cabelos, tornando-as mais resistentes, saudáveis e fortes. Quando existe a combinação da proteína com uma alimentação adequada, pode estimular, inclusive o crescimento dos fios.